Amurabi Pereira de Oliveira

amurabi_2017

Amurabi Pereira de Oliveira

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política

“A UFSC foi uma escolha de vida. Um desafio muito grande, pois tive que abrir mão de estar perto da família, dos amigos, e mal conhecia Florianópolis.” Apesar disso, Amurabi, que é natural de Campina Grande, Paraíba, conhecia muito bem o trabalho da instituição e os compromissos acadêmicos e éticos por ela firmados. Leciona há oito anos e, na UFSC, há quatro. No departamento, a recepção foi muita tranquila, e atualmente é vice-chefe.

“Em comparação com outras instituições públicas no Brasil, a UFSC consegue conciliar a implementação de políticas voltadas para diversidade, em diálogo com os setores da sociedade, e o debate acadêmico.”

“Na UFSC, a discussão das diversidades está muito avançada. Isso não quer dizer que seja algo simples; pelo contrário, é bastante tenso, tem resistências, e mesmo em políticas amplamente solidificadas, como as de Ações Afirmativas, ainda há dissenso dentro da Universidade.

“Temos muito em que avançar, mas, particularmente, me emociono muito com a presença de alunas e alunos negros, indígenas, trans. A percepção de mudança da cara da Universidade é algo significativo, pois irá representar cada vez mais o Brasil.”